Início / COMISE

COMISE

CONSELHO MISSIONÁRIO DOS SEMINARISTAS

ComiseHISTÓRICO

Em 2012 atendendo as exigências da formação de formar padres com um espírito missionário capazes de compreender e abraçar com amor a realidade missionária que se insere, tivemos a graça de ter entre nós padre Guy Labontè (missionário da Sociedade Missionária Estrangeira de Quibéc – SME). Sua missão dentro da formação deste seminário era acompanhar os seminaristas em seu exercício pastoral nos fins de semana, nos estágios pastorais e no acompanhamento espiritual. Todos estes serviços tinham como objetivo principal despertar a dimensão missionária tão necessária na formação presbiteral.

A partir desta preocupação pelo zelo apostólico-missionário dos seminaristas, padre Guy Labontè incentivou a criar um conselho que se preocupasse com a formação missionária dos futuros presbíteros da Amazônia. Com ele, aderiu um grupo de seminaristas, inicialmente um representante de cada Igreja local (Adalberto, Eduardo, Hélio, Oziel, Jair, Manoel, Joanilton, Samuel, Luciano).  Assim, no dia 03/03/12 em uma reunião na sala Paulo VI foi criado o COMISE (Conselho Missionário dos Seminaristas), este representa o Regional Norte I e Noroeste.

Na sala Paulo IV este grupo começou a pensar e refletir sobre a teoria e a prática da formação missionária dos seminaristas. Foram inúmeros encontros refletindo e discutindo sobre tal assunto. Encontramos alguns desafios e um deles que nos preocupava bastante era a resistência de alguns colegas seminaristas.  No decorrer do ano alguns membros do COMISE ausentaram. Mesmo assim, padre Guy não desanimava e encorajavam-nos em continuar sonhando, sempre exortando-nos, “vamos começar de baixo, uma coisa bem pequena para depois chegar aonde queremos”.

 QUEM SOMOS?

COMISE: Conselho Missionário dos seminaristas. Jovens seminaristas diocesano em processo formativo para a vida presbiteral na Amazônia. Errantes e caminhantes na estrada de Jesus e com Jesus. Acima de tudo filhos nativos e imigrantes nesta maravilhosa região chamada Amazônia. Pertencemos ao regional Norte I. A cada instante de nossas vidas procuramos responder o chamado de Deus para contribuirmos na construção do Reino de Deus. Porque missionário é aquele que caminha para o coração de Deus mediado por Jesus Cristo senhor nosso.

PERFIL:

Indígena, Caboclo e nordestino. Seminaristas diocesanos, sendo formados com os olhos fixos em Jesus, na missão e para a missão.

 ATRIBUIÇÕES:

A missão é dever de todo batizado, porém poucos batizados escutam o chamado. Por isso o COMISE tem como missão primeira, o anúncio da Boa Nova de Cristo e o despertar missionário na vida dos futuros presbíteros da Amazônia.

MEMBROS:

Seminaristas representantes de todas as igrejas locais que compõem o grupo seminarístico do Seminário São José.

Main menu
Menu Title