Início / Diocese de Coari

Diocese de Coari

A Diocese de Coari é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Manaus e ao Conselho Episcopal Regional Norte I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Manaus. A sé episcopal está na Catedral Diocesana de Sant’Ana e São Sebastião, na cidade de Coari, no estado do Amazonas.

Diocese de Coari
Catedral Sant’Ana e São Sebastião

Histórico

A Diocese de Coari foi erigida em prelazia a 13 de julho de 1963, pelo Papa Paulo VI, através da Bula Pontificia Ad Christi, que na época também criou outras prelazias nesta região, como a Prelazia de Borba ou a de Itacoatiara, todas desmembrada da Arquidiocese de Manaus. O então Bispo de Manaus, Dom João de Souza Lima, subiu o rio Solimões de barco para instalar todas as prelazias que o Santo Padre criara. Seu primeiro destino era a cidade de Coari, então ele entrou no lago e celebrou a instalação da Prelazia em 11 de março de 1964. A prelazia foi entregue aos misisionários redentoristas que já atuavam nas três paróquias que existiam na época nesta prelazia. Assumiu como primeiro bispo prelatício, o americano Dom Mario Robert Emmet Anglin, CSsR. Com a morte do primeiro bispo, em 1973, o bispado da prelazia ficou vago até o ano seguinte, quando assumiu, Dom Gutemberg Freire Régis CSsR., autóctone, nascido na cidade de Anamã. Em 2007, Dom Gutemberg renunciou ao ministério de pastor da prelazia, empossado então, Dom Joércio Gonçalves Pereira, CSsR, que permaneceu até 2009, quando renunciou. A prelazia ficou novamente sem bispo, respondendo por ela, como Administrador Apostólico, o bispo emérito, Dom Gutemberg Régis. Em 15 de junho de 2011, o agora Papa Emérito, Bispo de Roma, Bento XVI, escolheu o polonês Marek Marian Piatek como bispo da Prelazia. Em 21 de junho de 2013, a Prelazia de Coari entrou em festa, celebrando, o seu Jubileu de Ouro, 50 Anos Evangelizando no coração do Amazonas. Maior se tornou a festa em 9 de outubro de 2013, quando o Papa Francisco elevou-a à nível de diocese. Em 16 de março de 2014, o Núncio Apostólico, em nome do Papa, Sucessor de Pedro, celebrou a Santa Eucaristia na Praça São Sebastião, na qual foi erigida canonicamente a Prelazia Territorial de Coari, a nível de Diocese, e empossado novo bispo diocesano, Dom Marek Marian Piatek, ou Dom Marcos Piatek.

Paróquias

Além das comunidades urbanas, ainda há aproximadamente 500 comunidades rurais católicas, divididas entre as paróquias.

Os avanços pastorais e missionários desde a sua fundação e instalação, até hoje, repercutem especialmente na formação de lideranças locais, formação do clero nativo, renovação pastoral através da atualização de diretórios pastorais segundo a reforma litúrgica; a abertura para novas fundações missionárias, formação permanente dos padres diocesanos; a vocação de vários religiosos e religiosas nativos, de missionários ad gentes; investimento no Seminário Menor em Coari e no Seminário Maior em Manaus.

Bispos

1º Bispo Prelado de Coari

Dom Mário Robert Emmet Anglim, CSsR
Natural de Chicago, Illinois – Estados Unidos.
Ordenação sacerdotal: 06 de janeiro de 1948
Ordenação Episcopal: 02 de junho de 1964.
Naturalizou-se brasileiro em 22 de janeiro de 1968.
Faleceu em 13 de abril de 1973, as 51 anos de idade, as 8:00, em consequência de Enfarte do Miocárdio, abordo do Motor Nossa Senhora das Graças, no Porto de Manaus.
Seu corpo encontra-se sepultado na Catedral de Sant’Ana e São Sebastião em Coari.
Lema Episcopal: MINISTRARE NON MINISTRARE

2º Bispo Prelado de Coari

Dom Gutemberg Freire Regis, CSsR
Natural do Município de Anamã – AM
Ordenação Sacerdotal: 22 de junho de 1966
Ordenação Episcopal: 23 de julho de 1978
Governou a Prelazia de 21/10/1974 a 28/02/2007 e de 22/07/2009 a 22/10/2011.
Hoje é Bispo Emérito e mora em Manaus na Casa Vice-Provincial dos Padres Redentoristas
Lema Episcopal: ESTAREI SEMPRE CONVOSCO

3º Bispo Prelado de Coari

Dom Joécio Gonçalves Pereira, CSsR
Natural de Virgínia – MG
Ordenação Presbiteral: 26 de fevereiro de 1983
Ordenação Episcopal: 25 de fevereiro 2006
Governou a Prelazia de 26/03/2006 a 22/07/2009, quando o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia.
Atualmente é Bispo Emérito e vivem em São Paulo – SP
Lema Episcopal: EU VOS ESCOLHI

4º Bispo Prelado de Coari

Dom Marcos Piatek, CSsR
Natural de Tuchówn na Polonia.
Ordenação Sacerdotal: 05 de junho de 1980
Chegou ao Brasil em 1986 para trabalhar na Diocese de São Salvador – BA.
Ordenação Episcopal: 12 de agosto de 2011.
Tomada de Posse: 23 de outubro de 2011.
Lema Episcopal: DISCIPULUS MISSIONARIUS REDEMPTORIS

Main menu
Menu Title