Início / Galeria / Ordenação Episcopal de Dom José Albuquerque, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus

Ordenação Episcopal de Dom José Albuquerque, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus

2

As comunidades católicas da Arquidiocese de Manaus, religiosos, padres e bispos estiveram reunidos no Centro de Convenções do Studio 5, no dia 19 de junho, para presenciar um momento inédito e importante para a Arquidiocese de Manaus, a ordenação episcopal do primeiro padre diocesano José Albuquerque de Araújo, que foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar de Manaus em março deste ano.

A solenidade foi presidida por Dom Sérgio Castriani e concelebrada pelos bispos do Regional Norte I – CNBB, dentre eles D. Mário Antônio, bispo auxiliar de Manaus; D. Mário Pasqualotto, bispo emérito de Manaus; D. Giuliano, bispo da Diocese de Parintins; D. Zenildo Pereira, bispo coadjutor da Prelazia de Borba; D. Luis Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus, Dom Elói Roggia, bispo do prelazia de Borba, Dom Giuliano Frigeni, bispo da prelazia de Parintins; e Dom  Adolfo Zon Pereira, bispo do Alto Solimões. A celebração foi um momento de grande emoção para o novo bispo e todos os presentes.

Dom Sérgio afirmou que o bispo está a serviço da unidade, da comunhão entre as pessoas. “Bispo é aquele que vai à frente, conduzindo o rebanho rumo a Jesus. É aquele que caminha junto com o povo, sendo um pastor de ovelhas. Tudo isso é graça, mesmo que ninguém seja merecedor da graça de Deus, mas a recebemos se respondemos com alegria o chamado de Deus. Nesta celebração fica evidente que o bispo não está só, pois pertence ao colégio episcopal. O ministério episcopal é um, mas exercido por muitos bispos. Também caminha com os padres, religiosos e religiosas e com o povo”, explicou o arcebispo.

DSC_0631“Queremos desejar a Dom José que seja muito feliz e exerça seu ministério dando a vida e carregando a cruz de cada dia. Jesus é aquele que nós olhamos que está pregado na cruz e foi ferido, mas dele brota a água que purifica e salva, que nos ensina a ter uma vida totalmente consagrada para o Amor, dedicado ao serviço do outro”, afirmou Dom Sérgio que em seguida acolheu Dom José e declarou que todos estão muito gratos por ele ter respondido “sim” a esse chamado”, concluiu Dom Sérgio Castriani.

No rito de ordenação, Dom José foi interrogado diante do povo sobre a sua fé e sua missão. O então Padre José manifestou o propósito de assumir essa missão de ser bispo auxiliar, seguindo  o Evangelho e estando em profunda comunhão com o papa e com toda a Igreja, anunciando o Evangelho. Em seguida, todos cantaram a ladainha de todos os santos, pedindo a intercessão de todos os santos que se encontram na glória de Deus, e depois o arcebispo e demais bispos impuseram as mãos sobre Dom José para pedir que o Espírito Santo auxilie sua missão. Houve a prece de ordenação e unção da cabeça, feita pelo arcebispo Dom Sérgio, seguido da entrega do livro do Evangelho e das insignias de bispo que são  anel, mitra e báculo, entregues respectivamente, por Dom Mário Pasqualotto, Dom Mário Antônio e Dom Luiz Soares. O anel colocado no dedo do bispo significa a fidelidade que este deve ter para com a Igreja, esposa de Deus; a imposição da mitra, o esforço na busca da santidade; e o báculo de pastor, que o bispo tem o encargo de apascentar o rebanho a ele confiado.

DSC_0815Ao final, após percorrer o local abençoando a comunidade presente, Dom José tomou a palavra e afirmou que desde seu caminho dentro do Seminário São José, vê acontecer em sua vida o cumprimento das promessas de Deus. “Não fui eu que escolhi o serviço de bispo auxiliar e pra mim significa que devo permanecer amando e doando a minha vida a Deus, cada vez mais servi-lo e ao povo da Arquidiocese de Manaus. Eu vivo essa experiência já a 20 anos como padre diocesano na Igreja de Manaus. Pra vocês, a partir de hoje, eu sou bispo, mas com vocês quero continuar aprendendo a ser cristão, como disse Santo Agostinho, com os bispos quero aprender a ser pastor, alguém que com certeza podem contar, afinal de contas eu passei a minha vida presbiteral amadurecendo a minha vocação e trabalhando com as vocações. Aprendi que, como Deus chamou a mim, continua chamando outros jovens a viver essa experiência maravilhosa”, afirmou Dom José.

Muito emocionado, Dom José ainda agradeceu a todos aqueles que rezam por ele desde o dia 16 de março desse ano, quando receberam a notícia que mudou sua vida, assim como rezam desde 4 de agosto de 1996, há 20 anos, quando foi ordenado presbítero juntamente com os padres Zenildo Lima e Geraldo Bendaham, neste mesmo lugar.

DSC_0807“Quero dizer a Dom Sérgio que estou muito feliz e que se antes eu já amava essa Igreja, hoje eu quero amá-la muito mais. Por isso, conte comigo. Prometo que serei para o senhor um bispo auxiliar que não vai medir esforços, assim como fizeram Dom Jackson e Dom Sebastião, e continuam fazendo Dom Mário Pasqualotto e Dom Mário Antônio. Eu sou privilegiado por fazer parte de um episcopado que eu sempre admirei, juntamente com os bispos da regional que nos mostram com sua vida que vale a pena ser cristão, consagrar-se e dedicar-se pelo Evangelho. Assim como os demais bispos, eu quero e preciso da oração de cada um e que essas orações possam se estender aos seminaristas diocesanos para que possa acreditar no serviço e oferecer o melhor que nós temos para o bem do povo de Deus e em Deus encontrar o caminho da verdadeira felicidade, partilhando desse amor maior”, concluiu Dom José, pedindo a todos que rezassem uma Ave-Maria pelas vocações.

Texto de Ana Paula Lourenço, Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus.

 DSC_0520DSC_0526 DSC_0538

DSC_0540 DSC_0541 DSC_0543 DSC_0558 DSC_0564

DSC_0577 DSC_0579 DSC_0581 DSC_0586

DSC_0589 DSC_0590 DSC_0592 DSC_0595 DSC_0604 DSC_0608 DSC_0618 DSC_0621 DSC_0631 DSC_0629 DSC_0627 DSC_0626 DSC_0642DSC_0660 DSC_0649 DSC_0654DSC_0664 DSC_0666DSC_0668 DSC_0669 DSC_0671 DSC_0673 DSC_0674

DSC_0678 DSC_0680 DSC_0675 DSC_0681

Verifique Também

Seminário São José recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo

Nos dias 08 e 09 desde mês de Junho, esteve conosco em nosso Seminário São ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main menu
Menu Title