Início / Galeria / Arraial do Seminário São José promove momentos de confraternização com a comunidade católica da Arquidiocese de Manaus

Arraial do Seminário São José promove momentos de confraternização com a comunidade católica da Arquidiocese de Manaus

Na noite deste último sábado (26/8), todas as paróquias e áreas missionárias da Arquidiocese de Manaus tiveram a oportunidade de participar do Arraial do Seminário de São José, que realizou uma bonita festa, contando com a presença do arcebispo de Manaus Dom Sergio Castriani, do bispo auxiliar​, Dom José Albuquerque​, ​​​ que, junto aos demais religiosos e leigos, puderam usufruir de um agradável momento de reencontro e confraternização cristã. O público participou em peso e, além do arraial, ainda puderam conferir de perto a Feira Vocacional que contou com a presença de várias congregações religiosas.

O evento começou as 19h30, com paroquianos chegando a todo instante vindos praticamente de todos os setores da Arquidiocese de Manaus. Enquanto isso, a equipe de animação de cima do palco ia recepcionando as pessoas que chegavam sozinhas ou vindo em “caravana” de suas paróquias. As 20h, pe. Zenildo Lima, reitor do seminário, subiu ao palco para dar as boas-vindas e fazer a abertura oficial da festa. “Nós esperamos muito por esse momento, para ver cada um de vocês que veiram de sua casa e de sua comunidade para prestigiar esse evento. Como estamos no Ano Mariano, a nossa fé se reveste de maternidade, que a mãe de Deus nos proteja nesta noite, abençoe a nossa alegria e nos cubra com seu manto durante esse nosso encontro”, disse o padre que finalizou com uma Ave Maria.

De acordo com o seminarista Luan Sena, um dos responsáveis pela organização do evento, o arraial tem como objetivo trazer as comunidades da arquidiocese para conhecer um pouco mais sobre o seminário diocesano, que esse ano completou 169 anos de existência, além é claro de propiciar a confraternização entre os paroquianos da Arquidiocese de Manaus. “Essa é a festa do encontro, que realizamos anualmente não só para arrecadar fundos, mas também para abrirmos nossa casa para que as famílias e comunidades que nos acolhem nos fins de semana, possam conhecer um pouco mais sobre o nosso jeito de viver, o local que fazemos nossas orações, enfim, o ambiente que moramos e onde acontece o processo formativo”, explicou Luan.

O seminarista também não esquecer de salientar a ajuda que é dada por todos os “patrocinadores” que contribuem de uma forma ou de outra para que o evento aconteça da melhor forma possível. “Tudo que é vendido aqui, é fruto de doação das paróquias, comunidades e benfeitores, que nos ajudam não apenas contribuindo com os prêmios dos bingos, mas também se fazem presentes no dia da festa. Então só temos a agradecer, pois o mérito não se deve apenas ao seminário, mas também ao povo católico que se faz presente no dia da festa, em comunhão com a igreja, fechando com chave de ouro o mês vocacional com essa bela festa”, comentou.

Organização e alegria

Após meses de articulação e planejamento, organização foi algo que realmente não faltou, desde a entrada todos que chegavam eram acolhidos pelos seminaristas com um sorriso no rosto e orientados como e onde estacionar melhor o seu veículo. As equipes responsáveis pelas guloseimas (salgados, doces, churrasco, tacacá, pastel, sorvete e etc) faziam de tudo para não deixar ninguém esperando muito tempo, agilizando o atendimento da melhor forma possível. Para animar o local, bandas como “Flor de Lis” e “Filhos da Mãe”, subiram ao palco fazendo um som com músicas nacionais e regionais, convidando o público a dançar e, para divertir a criançada, foram disponibilizadas as barracas de pescaria que fez a alegria dos baixinhos.

Por falar em criança, vale a pena ressaltar a participação das crianças que fazem parte da catequese da paróquia de Santa Luzia, no bairro da Matinha, que deram um verdadeiro show, arrancando aplausos e risadas de todos os presentes ao fazerem a apresentação do Boi Bumbá Iluminado, durante a “performance”, as crianças apresentaram com garra, mas sem perder a inocência, todos os itens principais do boi bumba. “Todo sábado após os encontros da catequese as crianças ensaiam cerca de meia hora e, apesar de só ter dois anos de existência, eles já estão recebendo convites para se apresentarem em outros arraiais das paróquias”, disse Messias Castro, coordenador.

Para finalizar, foi realizado um bingão eletrônico com prêmios valiosos, como: um fogão quatro bocas; mil reais; uma geladeira; um ar condicionado Split 12 BTU; Smart TV 43”. Claro que o bingo foi mais uma forma de acolher e criar um clima brincadeira entre os presentes e, todo o dinheiro arrecadado nas vendas durante o arraial será revertido para a formação dos futuros padres. Com certeza o mais importante foi ver muitos rostos felizes, se divertindo num ambiente seguro e de maneira sadia, fazendo valer a pena o tema do arraial desse ano que é: Com o esposo de Maria vivemos a alegria da palavra.

Feira vocacional

Fora o atrativo principal do arraial, o público presente também pode prestigiar a exposição da Feira Vocacional que acontecia simultaneamente num setor ao lado. O evento foi realizado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV) e, pelo segundo ano consecutivo, foi realizado em conjunto com os festejos do Seminário São José.

Entre os grupos religiosos, que participaram entiveram: Redentoristas, Salesianos, Irmãs Scalabrinianas, Irmãs de Santana, Focolares, Rede Um Grito Pela Vida e outros grupos de leigos que estão em atividade na igreja e se fizeram presente de maneira bem animada, dando atenção a cada visitante que passava diante da sua barraca. “Como é o último sábado do mês vocacional, a gente também traz a Feira Vocacional, onde encontramos não só o espirito diocesano, mas também religiosos de outras congregações, em comunhão com a igreja que mostra essa diversidade de dons”, disse o seminarista Luan.

 

Fonte: arquidiocesedemanaus.org.br

Verifique Também

Seminário São José recebe imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo

Nos dias 08 e 09 desde mês de Junho, esteve conosco em nosso Seminário São ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Main menu
Menu Title