Início / Prelazia de Borba

Prelazia de Borba

A Prelazia de  (Territorialis Praelatura Borbensis) foi criada a 13 de julho de 1963, pela Bula Ad Christi do Papa Paulo VI, com o território desmembrado da Arquidiocese de Manaus e da Prelazia de Parintins. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Terceira Ordem Regular (T.O.R).

Diocese de Borba
Matriz de Sto. Antonio de Pádua

Dom João de Souza Lima foi nomeado Administrador Apostólico da Prelazia em 24 de agosto de 1963. A ereção canônica da Prelazia deu-se em 14 de março de 1964 por Dom João de Souza Lima. Em 18 de junho de 1964, pela Bula Summo Gáudio [, foi nomeado o Pe. Frei Adriano Jaime Miriam Veigle T.O.R., primeiro prelado Nullius da Prelazia de Borba.sua posse canônica ocorreu na Catedral de Santo Antônio no dia 08 de setembro de 1964.

Aos 24 de setembro de 1988, tomou posse como segundo bispo prelado de Borba, Dom José Afonso Ribeiro T.O.R. Durante dezoito anos que Dom José Afonso esteve na direção da Prelazia a pastoral foi direcionada segundo duas prioridades: a evangelização, animação e organização das comunidades ribeirinhas, e o trabalhou com empenho para que o Santuário de Santo Antônio de Borba fosse elevada a dignidade de Basílica Pontifícia de Borba, o que ocorreu em 13 de junho de 2003.

2006 iniciou com a renúncia de Dom José Afonso, sucedido por Dom Elói Roggia, padre palotino que foi ordenado bispo em 14 de julho de 2006 na cidade de Palotina, na Diocese de Toledo (PR). Tomou posse em 13 de agosto do mesmo ano na Basílica Santo Antônio de Borba como terceiro bispo prelado.

A superfície da Prelazia de Borba é de 98.650 Km², e está formada por 4 Municípios, Borba, Nova Olinda, Autazes e Novo Aripuanã, e 3 Distritos (Axiní, Canumã e Novo Céu), que reúnem uma população aprox. de 118.476 Hab., com uma densidade de 1,2 Hab/Km². Tem a atuação de padres diocesanos autóctones e de outras regiões do Brasil, de frades da Terceira Ordem Regular Franciscana (T.O.R.), as irmãs da Congregação das Beneditinas da Divina Providência, da Congregação dos Humildes Servos da Rainha do Amor, também da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Calvário (Calvarianas).

Main menu
Menu Title