Início / Vocação Diocesana

Vocação Diocesana

3

De onde surgiu os padres diocesanos?

Podemos responder com a passagem bíblica, na qual Jesus envia os discípulos para anunciarem o Reino de Deus a todos os povos, disse Jesus: “Ide, portanto e, fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo o quanto vos ordenei” (Mt. 28, 19ss). Com essa “ordem” os discípulos partiram para as diversas partes do mundo anunciando o Reino de Deus.
Com a “aceitação” à fé, em Jesus Cristo, formaram-se as primeiras comunidades cristãs e, naturalmente, os apóstolos sobrecarregados tiveram que escolher pessoas que os ajudassem na obra evangelizadora. Essas pessoas chamavam de PRESBÍTEROS.
A vocação sacerdotal é oriunda do chamado que Jesus fez aos apóstolos (que são os primeiros bispos) e, podemos conferir nas seguintes passagens bíblicas: “Vem e segue-me” (Mt. 9,9); “Eu vos escolhi” (Jo. 15, 16).
Mas, o que é ser PADRE DIOCESANO? O padre diocesano é o colaborador direto do bispo no pastoreio da diocese. Está sob a orientação do bispo, assim pertencendo a uma diocese na qual está “incardinado”.

O que é diocese?

Desde os primeiros tempos da Igreja, uma região territorial que compreendia uma cidade maior, com localidades menores ao seu redor, foi chamada de diocese ou Igreja local. O bispo morava na cidade maior, que era a sede episcopal e, os presbíteros eram ordenados e enviados, em nome do bispo , tanto para ajudá-lo na cidade, como nas comunidades do interior.

Qual é a missão do padre?

Podemos citá-las: a) ensinar a palavra de Deus; b) ministrar os sacramentos; c) ser um animador da comunidade; d) Ter um espírito missionário e incentivar os fies para que também tenham um espírito missionário;
O padre diocesano exerce sua missão numa diocese, colaborando com o bispo. Faz os votos de castidade, vivendo uma vida celibatária e, o voto de obediência ao bispo diocesano. Não faz voto de pobreza, entretanto, VIVE DESAPEGADAMENTE DOS BENS MATERIAIS.

Amigos! Tentei resumir a história e a vida de um padre diocesano. Caso você internauta, tenha o desejo de fazer uma experiência vocacional, participe dos encontros vocacionais, mas aí vai algumas dicas:

(ESSAS DICAS NÃO ESTÃO RESTRITAS A VOCAÇÃO SACERDOTAL)

1º Reze; pense; medite as Sagradas Escrituras;
2º Fale sobre as suas inquietações, com seus pais, com o padre de sua paróquia;
3º Procure a Pastoral Vocacional de sua diocese

Seminarista Ícaro MarcosSeminarista Ícaro Marcos

Main menu
Menu Title